sexta-feira, 18 de março de 2016

Falemos da Lula, já que insistem
















A Lula engrossa a fileira dos Molusca, rapaziada invertebrada, às vezes com duas conchas, outras vezes com uma ou então nenhuma. Tem um corpo macio, suportado por uma casca interna, parecida com a pena da ave. Também como as aves, mas não o suficiente para nos confundir, a Lula apresenta uma espécie de bico na boca, a rádula quitinosa, muito útil para rasgar pequenos peixes, camarões, caranguejos e outras lulas, que caça impiedosamente. Dois dos 10 tentáculos estão transformados em fortes mandíbulas, que a natureza não brinca em serviço.
   
Ao contrário do caracol, que tem o pé na «barriga» e se desloca com a maior das calmas, a Lula tem os pés transformados em tentáculos, directamente ligados à cabeça. Portanto, rápida na reacção e ágil na locomoção. Em caso de ataque, liberta pigmentos na água confundindo os predadores. Também tem a capacidade de se camuflar com diferentes cores, a ponto de não se dar por ela. 

O corpo é hidrodinâmico e move-se por propulsão a jacto deslocando-se para trás, por vezes em alta velocidade, surpreendendo os peixes mais próximos. O nome mais certo para a Lula seria Lá-vai-Jacto.

O aspecto mais curioso da sua biologia é o facto de morrerem depois do acasalamento. O amor mata, neste caso. Ele e ela. À conta disso, têm uma vida muito curta. A natureza nunca explicou a vantagem biológica das paixões fatais. 

Resta-me dizer que a Lula é parente próxima do cerebral Polvo, de excelente visão; dos tímidos Chocos, cuja arte é a camuflagem; e do Náutilo, que tem a Via Láctea desenhada na concha e guarda em si a precisão matemática. Um animal de outros tempos. 


FC/Março2016



Sem comentários:

Enviar um comentário