quinta-feira, 2 de julho de 2015

Portugal e o lixo - o lixo e os políticos.

















Portugal é lixo? Quem é o gajo que diz tamanha barbaridade?? Moody's? Quem é esse gajo? Uma empresa estrangeira? Portugal é um país, senhores. Não é uma empresa. Esta é a razão simples pela qual não pode ser uma empresa a avaliar-nos. Muito menos a comandar-nos.

Lamento a dívida, para a qual não contribui nem da qual usufrui. O endividamento é um caso de polícia. Faça-se uma auditoria aos nossos dirigentes anteriores, verifique-se todos os casos de gestão danosa, e, caso os seus protagonistas tenham enriquecido à conta da coisa pública, dê-se-lhes voz de prisão!!!!!! Esses sim, são lixo. Só depois disso considero legítimo eu ser chamada a pagar a dívida portuguesa. Antes não. Antes é apenas roubo. Que ainda por cima não contribui para acabar com a dívida.

A austeridade não traz riqueza nem paga dívidas. Qual é o economista que não percebe isso? Em que universidade estudaram, senhores? A austeridade não é aplaudida pelos mercados, como se pode ver. Viram? Surpeenderam-se? Então? Não querem vender as nossas empresas estruturantes? Aquelas que ainda por cima dão lucro? Pois foi. Bastou anunciar, para o mercado as desvalorizar. Porquê? Porque assim ficam mais baratas aos interesses económicos exteriores. Eles sabem o que querem. E nós? Sabemos?
Agora é comum afirmarem que temos de agradar aos mercados. A troco de quê? A quem? Respondem: para manter a confiança, para termos dinheiro. Há um nome para isso. Recuso-me a dizê-lo. Voltemos aos interesses económicos que são tão somente vendedores de dinheiro. A preços impossíveis. Há outro nome para isso.

Infelizmente não são interesses económicos promotores da riqueza colectiva ou da humanidade. Não estão interessados na nossa recuperação ( o que não condeno, pois não é sua obrigação). Estão apenas interessados em sacar o máximo possível. Mas também eles são de visão curta (matam a galinha dos ovos de ouro, tal é a ganância).

O buraco está aberto à nossa frente, e os nossos políticos entraram no jogo. Isso sim, é condenável. Mais do mesmo!!! Também cairão no buraco. A corrente arrasta tudo. E os mercados também. Naturalmente.

Quanto aos nossos políticos, cuja obrigação (que aceitaram voluntariamente) é a de gerir os interesses do país, estou com dificuldade em perceber se estão a praticar a arte política. Não vejo. Francamente, não vejo. Por detrás do politicamente porreiro (a minha Isabel, o meu Pedro, o Álvaro, o Pedro, a minha Laurinha, as farófias da minha tia...tu cá e tu lá... amigos e felizes para sempre... e sei lá que mais proximidades linguísticas...) não vejo o politicamente verdadeiro. Agora sim, digo a palavra para o que vejo: paternalismo disfarçado.

A outra hipótese seria a ingenuidade, mas não acredito. Será? Não há a capacidade de ver mais a montante? Uma análise política antes da análise económica??? Não estão na esfera política???? Então, onde está essa capacidade política???? Sem ela Portugal não vale nada. É unicamente despesa. Lixo. Mas atenção: Portugal tem um povo.

Sugiro aos nossos políticos a lição número um da política: o significado de POVO. Esqueçam Maquiavel e o seu Principe. Leiam autores mais recentes, aqueles que viveram regimes totalitaristas e sentiram na pele o paternalismo duro. Precisamos de políticos competentes. Bandeirinhas portuguesas a dizer "Portugal é bom" não chega. É urgente a política séria.

FC/6Julho2011

Sem comentários:

Enviar um comentário